Gestão da Informação

Cuidamos de seus dados através das melhores práticas de mercado para que sua empresa foque apenas em seus negócios

Hoje toda empresa é digital. Portanto dados se tornaram essenciais na gestão e na tomada de decisão. Dados certos, para as pessoas certas, no momento certo leva uma empresa a novos patamares de competitividade.

O que é?

A gestão da informação é um conjunto de processos dentro de uma organização. Estes processos vão desde a aquisição de dados à distribuição dessas informações, e terminam com sua disposição final por meio de arquivamento ou exclusão.

Este ciclo envolve uma variedade de partes interessadas, incluindo aquelas que são responsáveis por assegurar a qualidade, acessibilidade e utilidade da informação adquirida; aquelas que são responsáveis por seu armazenamento e descarte seguros; e aquelas que precisam disso para tomar decisões. As partes interessadas podem ter direitos de originar, alterar, distribuir ou excluir informações de acordo com as políticas de gerenciamento da empresa.

Os dados, assim que processados, se tornam informações importantes e por isso, devem ser tratados como ativo de grande valor pelas empresas. Isso levou a academia e o mercado a estabelecer as melhores práticas para gestão de dados. Recentemente, as melhores práticas foram compiladas em uma biblioteca chamada ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

A Siena Company, baseada na biblioteca ITIL, concebeu o serviço “Gestão da Informação”. Este serviço foi construído como uma jornada, onde é possível, que empresas dos mais diversos segmentos possam implementar uma estratégia de gestão de dados eficaz e dimensionada para as suas necessidades.

Por que adquirir?

Ao longo de nossa história, foram raras as vezes que encontramos clientes satisfeitos com o departamento de TI de suas empresas. Inúmeras vezes ouvimos declarações como: “Ninguém entende o que eles estão dizendo”; “Ninguém sabe o que estão fazendo”; “Não sabemos como avaliar suas despesas ou como medir o retorno desse departamento”.

Isso ocorre, pois, os departamentos de TI tradicionalmente não são orientados aos serviços da empresa, muito menos aos seus clientes. Por isso, Siena Company desenvolveu o serviço de Gestão da Informação que leva as mais novas tecnologias e metodologias de mercado para os departamentos de TI. Baseados na biblioteca ITIL, levamos as melhores práticas de gerenciamento de TI para sua empresa. Dividimos este serviço em três módulos:

Managed Services


Que gestor hesitaria perante uma opção que trouxesse mais agilidade aos processos de negócio ou que permitisse gerar mais valor através da inovação? Numa altura em que os mercados estão mais competitivos do que nunca, as hesitações podem pagar-se caro e podem dar margem de sucesso aos concorrentes. Estar focado na estratégia de negócio é essencial para qualquer gestor e ter parceiros que acrescentem valor à operação tornou-se um diferenciador importante no jogo concorrencial.

Com isto libertam-se recursos de gestão e técnicos para outras atividades dentro das organizações, passando a existir maior espaço para atividades de inovação. À liberdade, proporcionada pelo modelo de managed services ao nível da gestão da estratégia, e à capacidade incremental de inovação, junta-se à flexibilidade dos custos, que deixam de ser fixos e rígidos para passarem a ser flexíveis de acordo com a utilização, com o tipo de sistemas e o número de utilizadores, picos de processamento ou redução da atividade.

Projetos de TI


Para que uma empresa possa permanecer ou crescer no mercado é necessário que ela se adeque às mudanças. A área de TI, definitivamente, não é uma exceção. Para isto é necessário que projetos de TI sejam implementados para atingir diferentes objetivos. Nossa experiência está em projetos do tipo:

Obrigatórios: projetos que não possuem alternativas à sua execução. Exemplos: aplicações com problemas relacionados ao bug do milênio, alterações legais podem ter o mesmo efeito sobre os projetos de TI.
Infraestrutura: os benefícios imediatos são pouco significativos, mas criam novas e importantes oportunidades. Exemplos: implantação de um novo banco de dados corporativo, de uma rede local, implantação de Intranet ou uma nova estrutura organizacional.
Incremental: projetos que envolvem tecnologia ou processo de negócio bem conhecido, cujos impactos são facilmente previstos. Trazem ganhos incrementais em eficiência e/ou eficácia.
Exploratórios: envolvem novas tecnologias, novas estratégias de negócio e/ou novas estruturas/processos organizacionais. Tem grande incerteza intrínseca, mas se forem bem-sucedidos, podem trazer grandes ganhos de eficiência e/ou eficácia para a organização.

Diagnóstico


As áreas de TI podem ter diferentes papéis dentro do negócio e isso vai influenciar diretamente na entrega de resultados para a organização. Um diagnóstico de TI identifica o nível de maturidade da área de TI de uma empresa. Ter essa informação em mãos é essencial para implantar uma governança de TI adequada, além de avaliar as práticas internas e elaborar ações de melhorias para que a TI consiga acompanhar as exigências do mercado e oferecer os benefícios esperados.

Metodologia Siena ITIL para a melhor gestão da informação:

Como implementar?

1. Diagnósticos

Através de diagnósticos mapeamos e identificamos as lacunas nos processos de criação, armazenagem, acesso, processamento e eliminação de dados. A qualidade do diagnóstico está diretamente ligada a eficácia de uma política de dados que garante às pessoas responsáveis, acessarem os dados necessários nos momentos adequados, em outras palavras, prezamos pela máxima: pessoas corretas, com dados corretos no tempo correto.

2. Projetos

Após os diagnósticos, nossa equipe é encarregada de entregar um portfólio de projetos responsáveis por melhorar significativamente a gestão de informação de sua empresa. Todos os nossos projetos estão vinculados a um conjunto de processos ITIL, como mencionado anteriormente. Prezamos pela execução das melhores práticas de serviços de TI para trazer ganhos de produtividade à sua empresa.

3. Terceirização

Seja pela falta de profissionais qualificados, seja pela estratégia de focar apenas em negócios centrais, ou por algum outro critério, muitas empresas optam pela terceirização de sua equipe de TI. Neste caso a Siena Company oferece uma equipe especializada capaz de atender as empresas de maneira presente ou remota, de acordo com a sua preferência e necessidade. Conte com a experiência e know how de Siena Company.

Quero saber mais!

Chame um dos nossos especialistas para um bate-papo. E veja como sua empresa pode se tornar mais eficiente e eficaz através dos nossos serviços.