Gestão da Informação

Cuidamos de seus dados através das melhores práticas de mercado para que sua empresa foque apenas em seus negócios

Hoje toda empresa é digital. Portanto dados se tornaram essenciais na gestão e na tomada de decisão. Dados certos, para as pessoas certas, no momento certo leva uma empresa a novos patamares de competitividade.

O que é?

A gestão da informação é um conjunto de processos dentro de uma organização. Estes processos vão desde a aquisição de dados à distribuição dessas informações, e terminam com sua disposição final por meio de arquivamento ou exclusão.

Este ciclo envolve uma variedade de partes interessadas, incluindo aquelas que são responsáveis por assegurar a qualidade, acessibilidade e utilidade da informação adquirida; aquelas que são responsáveis por seu armazenamento e descarte seguros; e aquelas que precisam disso para tomar decisões. As partes interessadas podem ter direitos de originar, alterar, distribuir ou excluir informações de acordo com as políticas de gerenciamento da empresa.

Os dados, assim que processados, se tornam informações importantes e por isso, devem ser tratados como ativo de grande valor pelas empresas. Isso levou a academia e o mercado a estabelecer as melhores práticas para gestão de dados. Recentemente, as melhores práticas foram compiladas em uma biblioteca chamada ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

A Siena Company, baseada na biblioteca ITIL, concebeu o serviço “Gestão da Informação”. Este serviço foi construído como uma jornada, onde é possível, que empresas dos mais diversos segmentos possam implementar uma estratégia de gestão de dados eficaz e dimensionada para as suas necessidades.

Por que adquirir?

Ao longo de nossa história, foram raras as vezes que encontramos clientes satisfeitos com o departamento de TI de suas empresas. Inúmeras vezes ouvimos declarações como: “Ninguém entende o que eles estão dizendo”; “Ninguém sabe o que estão fazendo”; “Não sabemos como avaliar suas despesas ou como medir o retorno desse departamento”.

Isso ocorre, pois, os departamentos de TI tradicionalmente não são orientados aos serviços da empresa, muito menos aos seus clientes. Por isso, Siena Company desenvolveu o serviço de Gestão da Informação que leva as mais novas tecnologias e metodologias de mercado para os departamentos de TI. Baseados na biblioteca ITIL, levamos as melhores práticas de gerenciamento de TI para sua empresa. Dividimos este serviço em três módulos:

Orientação de Mercado


O módulo de Orientação ao Mercado tem como objetivo definir as funções de cada departamento da empresa e definir a linha de comunicação entre o departamento de TI e os demais. Baseados no modelo RACI (Responsible, Accountable, Consulted, Informed) evitamos a morosidade do processo de tomada de decisão ao definir papéis claros e atribuir responsabilidades. Dessa maneira, integramos o departamento de TI aos negócios centrais da empresa e o orientamos ao mercado.

Organização de Processos


O módulo de Organização de Processos tem como objetivo planejar e controlar os custos ao longo do processo de desenvolvimento e suporte do departamento de TI. Dessa maneira a empresa poderá medir índices financeiros como ROI (Retorno do Investimento) e TCO (Custo Total de Propriedade) e avaliar o desempenho desta equipe. Ao implementar este módulo sua equipe de TI aumentará a produtividade e ganhará novas competências correspondentes com as melhores práticas de mercado.

Qualidade de Serviços


O módulo de Qualidade de Serviços tem como objetivo garantir o padrão de qualidade ao longo de todo o processo de desenvolvimento e suporte dos serviços de TI. A avaliação contínua mantém um relacionamento forte com o cliente e promove novas oportunidades de negócio. Este módulo é responsável por aumentar os índices de satisfação de clientes e promove vantagens competitivas à sua empresa. Transformamos seu departamento de TI mais eficiente e adaptável as mais recentes tendências de mercado.

Metodologia Siena ITIL para a melhor gestão da informação:

Como implementar?

1. Diagnósticos

Através de diagnósticos mapeamos e identificamos as lacunas nos processos de criação, armazenagem, acesso, processamento e eliminação de dados. A qualidade do diagnóstico está diretamente ligada a eficácia de uma política de dados que garante às pessoas responsáveis, acessarem os dados necessários nos momentos adequados, em outras palavras, prezamos pela máxima: pessoas corretas, com dados corretos no tempo correto.

2. Projetos

Após os diagnósticos, nossa equipe é encarregada de entregar um portfólio de projetos responsáveis por melhorar significativamente a gestão de informação de sua empresa. Todos os nossos projetos estão vinculados a um conjunto de processos ITIL, como mencionado anteriormente. Prezamos pela execução das melhores práticas de serviços de TI para trazer ganhos de produtividade à sua empresa.

3. Terceirização

Seja pela falta de profissionais qualificados, seja pela estratégia de focar apenas em negócios centrais, ou por algum outro critério, muitas empresas optam pela terceirização de sua equipe de TI. Neste caso a Siena Company oferece uma equipe especializada capaz de atender as empresas de maneira presente ou remota, de acordo com a sua preferência e necessidade. Conte com a experiência e know how de Siena Company.

Quero saber mais!

Chame um dos nossos especialistas para um bate-papo. E veja como sua empresa pode se tornar mais eficiente e eficaz através dos nossos serviços.