Integração de Sistemas

Integre seus sistemas de software para atingir maior produtividade em seus processos

Todo dia sua empresa toma decisões. É comum que estas decisões estejam baseadas em dados. É relevante que estes dados sejam consistentes. A integração de sistemas se faz essencial para que não haja múltiplas versões do mesmo fato.

O que é?

Integração de Sistemas é um conjunto de técnicas pertinentes à tecnologia da informação que visa promover formas estruturadas e sincronizadas de entrada e saída de dados nos diversos sistemas de informação.

Sua relevância está em reduzir ou eliminar entradas de dados manuais, bem como evitar duplicação de dados em diversos sistemas que pode gerar inconsistência de dados e comprometer os processos de tomada de decisão.

A seleção, e posterior implementação das melhores técnicas, exige conhecimento de arquitetura de sistemas, conhecimento das melhores soluções de mercado, e conhecimento dos processos de negócios que serão afetados.

O simples crescimento orgânico das empresas, bem como as exigências legais e de mercado que estas estão sujeitas, leva ao aumento de soluções de software, desde sistemas corporativos (ERPs, CRMs, WMSs, …) até planilhas eletrônicas (excel, google sheets, …). Este aumento invariavelmente leva a duplicidade de entrada de dados e a inconsistência de dados entre estes sistemas.

Modelos de Integração

Business Process Management


A dinâmica de mudanças em processos corporativos recomenda o uso de uma plataforma de Business Process Management (Gerenciamento de Processos de Negócio).
Através dela se automatiza a gestão de processos de negócio. Nesta plataforma é possível fazer a modelagem, simulação, execução, controle e monitoração dos processos corporativos.

Cloud Integration Platform


Uma plataforma de integração na nuvem é um produto que facilita a integração dos software locais (“on premise”), ou seja, não residentes na nuvem com software baseados na nuvem.

API Programming


“API Programming” é um conjunto de definições de sub-rotina, protocolos de comunicação e ferramentas para a criação de software. Em termos gerais, é um conjunto de métodos de comunicação claramente definidos entre vários componentes.

Por que adquirir?

A integração de sistemas impulsiona as organizações atuais e é um catalisador chave para o seu crescimento. Ela permite que as organizações usem melhor seus processos, pessoas, tecnologia e informações para se manterem à frente da concorrência.

Por outro lado, as empresas que não estão integradas reclamam frequentemente de um aumento significativo dos custos e do consumo de recursos. Sistemas bem integrados não apenas reduzirão os consumos de energia da organização para buscar os dados corretos, mas também permitirá a análise detalhada de dados valiosos de clientes. Portanto, as organizações hoje estão se integrando cada vez mais a diferentes plataformas para preencher as lacunas de seus diversos processos de negócios.

• Eliminar digitação duplicada de dados
• Uniformizar entrada e saída de dados
• Gerar relatórios e dashboards validados pelas regras de negócios da empresa
• Buscar dados que estão fora da empresa

Como implementar?

1. Diagnóstico

Definidos os sistemas de informação que devem ser integrados, analisamos as entradas e saídas de cada sistema, bem como os processos que eles envolvem, buscando identificar duplicidade de entrada de dados, risco de erros de digitação na entrada de dados, métodos de integração atuais entre os sistemas, e qualidade da saída de dados dos sistemas via pesquisas, relatórios, gráficos e “dashboards”.

2. Escolha das Ferramentas

Com base nos “gaps” de integração encontrados no diagnóstico, criamos cenários com as melhores soluções de mercado que possam garantir uma integração de sistemas adequada às necessidades atuais e futuras do cliente.

3. Implementação

Aqui cada implementação é encarada como um projeto e a definição do escopo, prazo e recursos são definidos individualmente e submetidos ao cliente para aprovação.

4. Acompanhamento Assistido

Após a implementação teremos processos que serão afetados por esta integração. Nesta fase então, acompanhamos a performance da solução de integração adotada, bem como a rotina dos profisisionais que foram afetados pela integração.

Quero saber mais!

Chame um dos nossos especialistas para um bate-papo. E veja como sua empresa pode se tornar mais eficiente e eficaz através dos nossos serviços.