Oficinas Digitais

Oficinas Digitais

As Oficinas Digitais têm a proposta de apresentar conceitos, metodologias e ferramentas pertinentes à inovação e à excelência operacional, bem como aplicar este conhecimento em desafios reais dos envolvidos para que o aprendizado seja consolidado.

    Lean Startup defende a criação de protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado, e usa feedback dos clientes para desenvolvê-los muito mais rapidamente do que através de práticas de desenvolvimento de software mais tradicionais, como o Modelo em Cascata (Waterfall).

    Lean LaunchPad é uma metodologia de empreendedorismo criada por Steve Blank para testar e desenvolver modelos de negócios baseados em consultas e aprendizado com clientes. É baseado no método científico e combina a aprendizagem experiencial com os três blocos de construção de uma startup enxuta de sucesso: "Business Model Canvas" de Alexander Osterwalder, "Customer Development Model" de Steve Blank e Agile Engineering.

    De acordo com o Manifesto Ágil, os profissionais interagem, testam e coletam feedback sobre o desenvolvimento do projeto rapidamente. Os envolvidos enfrentam os desafios do projeto dividindo-o em blocos mensuráveis ​​de trabalho e se comprometem com ciclos de desenvolvimento mais precisos e mais rápidos. As equipes são auto gerenciadas e trabalham em sprints curtos de uma ou duas semanas impulsionadas pelo feedback dos usuários. Este feedback orienta as equipes para criar um produto que atenda às necessidades do usuário.

    O IT Service Management (ITSM), tem por objetivo prover um serviço de TI com qualidade e alinhado às necessidades do negócio, buscando redução de custos a longo prazo.

    Os serviços de TI devem atender às necessidades de negócios das organizações que são diferentes uma das outras devido a práticas e ramo de atuação. Porém a construção de serviços de TI de modo singular possui custos mais elevados de produção que podem tirar a competitividade das organizações. O tempo de desenvolvimento pode não atender as necessidades de mercado, não sendo raras as vezes que um serviço de TI é liberado e as necessidades de mercado já foram alteradas. Em certos casos, para atender os tempos requeridos pelo mercado, a qualidade dos serviços de TI é reduzida, através da redução do seu ciclo de desenvolvimento, prejudicando seu desempenho futuro ou mesmo, inibindo a sua reutilização para a composição de outros serviços de TI. Uma fábrica de serviços de TI tem o objetivo de resolver alguns desses problemas.

Ficou interessado?

Converse com um de nossos especialistas!

Entre em contato