Observatório de Inovação

Dê os primeiros passos em direção à jornada da inovação através de workshops de alto impacto

"Para navegar com sucesso, você precisa observar com muito cuidado. Você precisa identificar o que o vento e a água estão lhe dizendo e, em seguida, encontrar uma maneira de executar, atingir qualquer meta que você tenha estabelecido, seja simplesmente chegar em casa ou vencer uma corrida."
- Dianne B. Greene, fundadora da VMware

O que é?

Os primeiros passos são os mais importantes. Para que sejam dados já se exige uma direção, um caminho a seguir. Atentando para relevância desta jornada críamos este serviço. Ele se apresenta em três formatos.

Workshops


Os temas de cada workshop podem ser escolhidos entre criatividade, cultura inovadora, modelos de negócios, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de clientes, metodologias ágeis e gestão da inovação. Em cada workshop há um período de alinhamento de conceitos e então um “hands on” sobre aquele tema voltado aos interesses da empresa.

Visitas à clusters de inovação


Clusters de inovação são diversos tipos de entidades (universidades, institutos de pesquisa, grandes empresas, startups, incubadoras, aceleradoras e investidores e governo), que se movem de forma organizada para a promoção da inovação e do empreendedorismo. Geralmente se concentram em cidades onde há a presença de universidades que tem na pesquisa um de seus alicerces. Este é o caso das quatro cidades que oferecemos este serviço: São Carlos, Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto. Após esta visita dirigida a empresa passa a ter uma noção do que cada entidade contribui para o cluster, bem como o relacionamento entre estas entidades.

Crowdsourcing


Crowdsourcing é um conceito utilizado em diversos clusters de inovação maduros onde uma organização (empresa ou associação de empresas) tem interesse em gerar diversas soluções para um problema ou oportunidade de seu interesse. Este interesse então tem seu escopo definido e é apresentado a diversas entidades daquele cluster, movimentando então este cluster na descoberta de soluções inovadoras. Este serviço termina em um evento, onde os primeiros colocados são premiados e a organização então se incube de dar os próximos passos.

Workshops Disponíveis

Culture Mapping
Cultura Organizacional e Mudança Estratégica

Visual Thinking
Estruturação de Ideias e Pensamento Visual

Business Model Canvas
Inovação em Negócios

Value Proposition Canvas
Modelo de Inovação e Criação de Valor

User Experience
Fidelização e Criação de Clientes

Por que adquirir?

Todo portfolio de serviços ou produtos de uma empresa caminha para irrelevância. Toda empresa que deseja se perpetuar no mercado precisa considerar novos serviços e novos produtos. Isto pode se dar através de aquisições de outras empresas, sem dúvida sobre isto. Mas também através do estímulo à uma cultura de inovação dentro da própria empresa. E uma das melhores formas de se fazer isto é ganhar conhecimento prático através de workshops, tomar contato com clusters de inovação e interagir com este cluster através de interesses da própria empresa.

Como se não fosse o bastante, é importante considerar as mudanças nos modelos de negócios. Hoje já podemos olhar para trás e perceber que vários segmentos de mercado foram disruptados simplesmente por mudanças nos modelos de negócios. Como é o caso do varejo com a Amazon, transporte público com o Uber, telefonia com a Apple, música com Spotify, hotelaria com o Airbnb, e tantos outros. E se temos uma certeza, é que aqueles mercados que ainda não foram seriamente afetados é só uma questão de tempo e também o serão.

Como implementar?

1. Definir os primeiros passos

Nesta etapa avaliamos com o cliente seus interesses de curto prazo e definimos o melhor serviço (workshop, visita, ou codefest) ou um pacote destes serviços. Estes serviços serão entregues para um ou mais times definidos pelo cliente.

2. Execução do serviço

Os serviços, com exceção da visita, podem ser executados “in company”, ou nas cidades onde os clusters de inovação se encontram (São Carlos, Campinas, Piracicaba ou Ribeirão Preto).

3. Avaliação dos resultados

Esta fase se materializa em um documento que contém um registro do serviço, bem como uma diretriz dos próximos passos que a empresa pode tomar para consolidar sua jornada de inovação.

Quero saber mais!

Chame um dos nossos especialistas para um bate-papo. E veja como sua empresa pode se tornar mais eficiente e eficaz através dos nossos serviços.