Artigo do Blog

Homem jogando video game e acessando a internet. Ilustração por Freepik Storyset.

É difícil passar uma semana e não ouvir este termo “transformação digital”. Ele aparece em nossas reuniões, em nossos e-mails, em redes sociais, enfim somos abalroados por este jargão nos mais diferentes formatos, e nas mais diversas ocasiões.

E como todo jargão ele acaba se tornando um clichê e passamos a usar o termo como uma bengala em nosso dia-a-dia. No final, o termo se desgasta e perde significado. É o preço da popularização.

Minha intenção com este artigo é resgatar o termo devido a sua importância para nossas organizações e para nós, executivos, gestores e profissionais nestes tempos de intensa volatilidade.

Talvez alguém, mais objetivo, não veja sentido neste artigo e queira encurtar a conversa. Esta pessoa poderia dizer: “Transformação Digital é implantar um ERP, um CRM, ou qualquer outro software corporativo.”

Eu diria: “Agradeço o “spoiler”, mas ainda assim gostaria de contar o filme todo.” Aos pacientes, que chegaram até aqui, vamos para o enredo do filme.

Quem cunhou o termo Transformação Digital?

Conhecer os “pais da criança” sempre é um bom caminho para entender a criança e o seu comportamento.

A transformação digital é filha de dois gigantes: Capgemini e MIT Center for Digital Business.

Eles cunharam o termo “transformação digital” no final de 2011. Seus pesquisadores definiram a frase como “o uso da tecnologia para melhorar radicalmente o desempenho ou o alcance dos negócios”.

Qual a definição do termo Transformação Digital hoje?

Como toda criança, a Transformação Digital, nestes últimos 10 anos, cresceu. Na verdade tomou conta de boa parte do mundo corporativo. Hoje, sua definição se enriqueceu, não perdeu seu DNA, mas evoluiu. E uma das mais usadas foi concebida e amplamente distribuída pela Salesforce.

Segue o conceito da empresa de Marc Benioff,

“Transformação Digital’’ é o processo de usar tecnologias digitais para criar novos — ou modificar os existentes — processos de negócios, cultura e experiências do cliente para atender aos requisitos de mercado e negócios em constante mudança. Essa reimaginação dos negócios na era digital é a transformação digital.”

Nos próximos artigos pretendo me aprofundar neste tema. Espero que este e os próximos artigos possam encorajá-los a estudar, mas sobretudo contribuir com a transformação digital de suas empresas. Até semana que vem.

Gostou do Artigo?

Quer comentar sobre ele, dar sugestões ou críticas? Fique a vontade para nos escrever abaixo.