Artigo do Blog

Homem jogando video game e acessando a internet. Ilustração por Freepik Storyset.

São quase trinta anos que a Siena Company tem fornecido soluções na área de manufatura e logística. Nesta longa jornada, desenvolvemos e implantamos muitas soluções em diversas tecnologias.

Quando paramos para refletir sobre esta multidão de soluções, identificamos oito problemas recorrentes que temos deparado, em grandes e médias empresas, desde que começamos há quase três décadas.

Estes problemas podem estar dificultando as operações de sua fábrica, tornando-a menos eficiente e mais cara do que deveria ser.

A seguir listamos cada um deles de forma clara e objetiva. Caso alguns destes encontrem eco durante a leitura, pare tudo, entre em contato conosco, queremos oferecer nossos serviços para sua empresa, como temos feito com nossos clientes desde 1996.

Vamos lá então:

1. Ninguém tem boa visibilidade dos pedidos que estão em andamento.

É um longo caminho entre a liberação de um pedido de venda até o chão de fábrica e depois até o estoque de produtos acabados. Para gerentes e executivos, isso pode ser um buraco negro onde a informação em tempo real é, na melhor das hipóteses, difícil de se obter. (Se as pessoas estiverem contando apenas com o tráfego de documentos em papel, esse buraco pode ficar muito grande rapidamente.) A repercussão de sua habilidade em cumprir promessas feitas a seus clientes é mortal, ainda assim, alguns fabricantes se conformam entendendo que é assim que as coisas são.

2. Mix de produtos e flutuações de volume não planejadas resultam em grande desperdício de tempo produtivo com mudanças de setup de linha.

No fundo, a maioria dos fabricantes gostaria de ter uma bola de cristal que os deixaria ver onde a produção está começando a dar errado para que eles possam intervir e consertar. Enquanto isso, as coisas acontecem, os trabalhadores do chão improvisam o melhor que podem, e isto é aceito como “padrão” de procedimento na operação.

3. Remessas frequentes devido a surpresas no chão de fábrica.

As surpresas são boas apenas em nossos aniversários, mas podem custar muito dinheiro quando acontecem no chão de fábrica. Mas realmente, o que podemos fazer, além de ver o crescimento dos custos de remessas em uma corrida frenética para honrar as datas de entrega?

4. Sem registro eletrônico da performance de cada pedido durante a produção

Pergunte a um gerente de fábrica quanto papel ele tem que compilar para rastrear onde algo deu errado, ou o que foi responsável por retrabalhos em produtos defeituosos ou que ainda se encontravam em período de garantia. Depois pergunte a ele com que frequência ele realmente encontra o que procura.

5. Mudanças na disponibilidade de recursos resultando em cultura de “apagar incêndios” ou perdas de embarque.

Você se lembra daquela máquina que achou que estaria pronta para lidar com um processo chave em um grande pedido? Ou aquele operador especialista que você não sabia que estaria de férias? Ou aquele carretel de resistores que você tinha certeza de que tinha o suficiente para atender aos novos pedidos inseridos no sistema? Estas são algumas das fontes de aborrecimento que os gerentes têm de enfrentar regularmente. Nestes momentos lembramos da frase histórica: - Houston, nós temos um problema.

6. A programação está sempre errada, então as pessoas fazem o que acham que é certo.

Isso vem acontecendo há tanto tempo em tantas empresas, é basicamente a única maneira de alguma coisa ser produzida. ERP e MRP não ajudam muito aqui, porque eles fazem suposições sobre a disponibilidade de recursos em proporções diferentes da realidade. Os profissionais de chão de fábrica e muitos gerentes de fábrica sabem que “cronograma” é basicamente um eufemismo, e eles acabam trabalhando no melhor que podem para conseguir algo próximo do planejado.

7. Todo mundo está constantemente reagindo isoladamente.

Quando não há uma visão comum da realidade, o que mais se pode fazer? Você deve se lembrar da velha fábula sobre os cegos e o elefante. Aquele que sente uma perna diz que o elefante é como uma coluna. Aquele que sente a cauda diz que o elefante é como uma corda, e assim por diante. De alguma forma, os produtos são feitos e os pedidos são atendidos, de qualquer maneira, mas isso pode ser realmente um modelo de gestão de uma fábrica?

8. A automação pode fazer tudo isso ficar ainda pior.

A automação acelera tudo. Cada ineficiência e cada problema ganham amplitude. Lembra do clássico tempos modernos em que Charles Chaplin está apertando parafusos em uma linha de montagem? No filme é engraçado, mas quando isso acontece na sua fábrica não tem graça alguma.

Agora, você pode estar dizendo: "OK, não somos perfeitos, sentimos estas dores, ou pelo menos algumas delas. Mas o que pode ser feito?”

O fato é que as operações de manufatura discreta nunca serão perfeitas. Sempre. Sempre haverá eventos inesperados e que fogem do controle. Mas os problemas que mencionamos aqui são, na verdade, solucionáveis, pelo menos em um grau razoavelmente grande. O primeiro passo é reconhecer que eles existem. O segundo passo é entrar em contato com a Siena Company. Temos uma equipe de especialistas qualificados para te ouvir e propor soluções relevantes para os seus problemas.

Reiterando o convite que fizemos anteriormente. Entre em contato hoje e agende uma primeira conversa conosco.

Gostou do Artigo?

Quer comentar sobre ele, dar sugestões ou críticas? Fique a vontade para nos escrever abaixo.