Artigo do Blog

Time andando de bicicleta com um gráfico crescente. Ilustração por Freepik Storyset.
Envolvimento dos Funcionários

As ferramentas digitais são cada vez mais utilizadas para melhorar o engajamento dos colaboradores, na medida em que estão se tornando um pilar das estratégias de aquisição de talentos. Essas ferramentas podem ser utilizadas em diferentes contextos (treinamento de novos contratados, trabalho diário, projetos especiais etc.), portanto, o espectro varia de intranets e outras plataformas de comunicação interna a soluções de AR, robótica e muito mais.

A pandemia do COVID-19 acelerou o uso dessas ferramentas, já que o contato físico não estava mais disponível como antes.

Os KPIs para avaliar se as ferramentas digitais estão funcionando bem podem incluir uma série de tarefas que se tornaram automatizadas, como geração de receita por funcionário, redução de erros e assim por diante. É importante medir a adoção e o uso da ferramenta, incluindo quantos funcionários acessam regularmente uma ferramenta, se estão usando todos os recursos da ferramenta e qual é o tempo total economizado graças ao uso. Por exemplo, o McDonalds introduziu a gamificação em seu processo de treinamento de funcionários para exercícios de treinamento. Os funcionários relataram ter uma melhor compreensão do novo sistema, e a corporação viu melhor desempenho e engajamento dos funcionários, bem como um aumento no valor médio dos pedidos.

Criação de Valor Novo

Além da eficiência operacional e do engajamento de clientes e funcionários, é importante verificar se as ferramentas e tecnologias digitais têm impacto positivo na receita e na lucratividade por meio de novas formas de criação de valor.

A criação de valor pode vir de produtos, serviços ou modelos de negócios inovadores, que podem abrir perspectivas totalmente novas. No Sudeste Asiático, a Grab foi fundada com o objetivo de oferecer melhores serviços de transporte: enquanto a GrabInsure era uma adição relativamente óbvia ao portfólio, a GrabDurian atendeu a requisitos específicos relacionados a restrições de transporte muito peculiares. Exemplos de KPIs incluem porcentagem de receitas e lucros provenientes de novos produtos e serviços digitais.

Muitas organizações estão oferecendo seus produtos e serviços por meio de novos canais, como comércio eletrônico de marca própria, mercados online e aplicativos. Se o AutoScout24 (o maior mercado de carros on-line pan-europeu) tiver mais de 30 milhões de usuários por mês, as empresas automotivas devem avaliar o desempenho de tal plataforma — portanto, a aquisição de clientes por meio desse canal seria um KPI razoável.

Texto original escrito em inglês por Michael Wade & Massimo Marcolivio para a The Digital Transformation People em 23/04/2021. Editado, traduzido e adaptado por Pedro Siena em 03/2022.

Gostou do Artigo?

Quer comentar sobre ele, dar sugestões ou críticas? Fique a vontade para nos escrever abaixo.